Vuelta a España – Etapas 8-10

A Vuelta finalmente chega ao seu primeiro dia de descanso. Enquanto o Giro e Tour tiveram 9 etapas na primeira perna, a Vuelta esperou até a 10ª etapa. Após as etapas planas de transição, as três últimas etapas terminaram em montanhas duras para os ciclistas, com grandes mudanças na classificação geral.

Oitava etapa – O dia da convidada

Para a oitava etapa, os ciclistas tiveram um dia plano, mas com a dura Alto de Peñas Blancas no final, com quase 1000 metros de ganho vertical em pouco mais de 12 km. Neste ano a Vuelta conta com 3 equipes da “segunda” divisão, a Pro-Continental, como convidadas: A espanhola Caja Rural, a francesa Cofidis e a alemã NetApp-Endura, que faz sua segunda participação em grandes voltas após o Giro d’Italia de 2012.

Perfil da 8ª etapa.

Leopold Konig (NetApp) atacou próximo ao final e conseguiu a maior vitória de sua carreira e da equipe. Na classificação geral, Ivan Basso (Cannondale), Thibaut Pinot (FDJ), Nicolas Roche (Saxo-Tinkoff) e Dani Moreno (Katusha) conseguiram abrir alguns segundos dos favoritos Alejandro Valverde (Movistar), Vincenzo Nibali (Astana) e Joaquim Rodriguez (Katusha) enquanto perseguiam Konig.  Com isso, a camisa vermelha de líder passou para Roche.

Resultados

Nona etapa – A Flecha Espanhola

Uma das clássicas da primavera é a Flecha Valona, que acontece no sul da Bélgica e tradicionalmente termina no Mur de Huy (Muro de Huy), uma rampa de pouco mais de 1km e 10% de média, com trechos acima de 20%. Na nona etapa os ciclistas tiveram algo parecido, com a chegada em Valdepeñas de Jaén, que apesar de ter participado da Vuelta pela primeira vez em 2010 já se tornou uma queridinha da prova, com aparições em 2011 e 2013.

Perfil da 9ª etapa.

Apesar dos esforços da fuga um reduzido pelotão chegou ao início da montanha, já selecionado após a montanha Alto de los Frailes, próxima à chegada. Logo as fortes inclinações marcaram presença e Dani Moreno, vencedor da Flecha Valona em Abril, lançou um ataque que apenas Valverde e Rodriguez conseguiram responder, ainda assim chegando a alguns segundos de Moreno, que roubou a camisa vemelha de Roche.

Resultados

Décima etapa – O estatuto do idoso

A última etapa antes do descanso foi uma etapa relativamente longa para os padrões da Vuelta, de mais de 180km. Apesar do início sem montanhas categorizadas os últimos 36km contaram com uma montanha de 1ª categoria e uma montanha de categoria especial na chegada. No papel essa montanha não parecia tão dura, mas os últimos 8km em Alto de Hazallanas contam na maior parte com mais de 10% de inclinação e trechos de quase 20%.

Perfil da 10ª etapa.

Ainda durante a zona neutra um grande acidente aconteceu e entre os envolvidos estavam nomes importantes na classificação geral como Warren Barguil (Argos), revelação francesa, que perdeu mais de 20 minutos para os primeiros. 4 ciclistas não completaram a prova e 2 foram desclassificados por serem “rebocados” pelos carros de apoio de forma significativa.

O pequeno grupo que chegou aos pés da última montanha permaneceu unido até o começo de verdade da última subida, faltando pouco menos de 8km para o fim. Aos poucos um seleto grupo se formou com Nibali, Rodriguez, Basso, Valverde, Chris Horner (RadioShack) e Domenico Pozzovivo (Ag2R), com Pinot voltando pouco depois. A 4,6km do fim Horner lança um ataque forte, digno de comparações com o ataque de Froome na 8ª etapa do Tour. Apenas Nibali consegue responder, mas ainda assim muito tarde e o americano conquista sua segunda vitória nesta edição e uma boa vantagem na liderança da classificação geral.

Resultados

Classificações

Geral:

  1. Christopher Horner (USA) RadioShack Leopard    40:29:14
  2. Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team    00:00:43
  3. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    00:00:53
  4. Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team    00:01:02
  5. Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha    00:01:40
  6. Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha    00:02:04
  7. Ivan Basso (Ita) Cannondale Pro Cycling    00:02:20
  8. Thibaut Pinot (Fra) FDJ    00:03:11
  9. Rafal Majka (Pol) Team Saxo-Tinkoff    00:03:16
  10. Domenico Pozzovivo (Ita) AG2R La Mondiale    00:03:28

Pontos

  1. Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha    97pts
  2. Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team    81
  3. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    77
  4. Joaquim Rodriguez Oliver (Spa) Katusha    61
  5. Christopher Horner (USA) RadioShack Leopard    58

Montanhas

  1. Christopher Horner (USA) RadioShack Leopard    18pts
  2. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    15
  3. Leopold Konig (Cze) Team NetApp-Endura    12
  4. Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha    12
  5. Nicolas Edet (Fra) Cofidis, Solutions Credits    11

Combinação

  1. Christopher Horner (USA) RadioShack Leopard    7
  2. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    8
  3. Daniel Moreno Fernandez (Spa) Katusha    11
  4. Alejandro Valverde Belmonte (Spa) Movistar Team    14
  5. Vincenzo Nibali (Ita) Astana Pro Team    22

Próximas etapas

Na quarta feira os ciclistas enfretam o único contra-relógio individual dessa edição. Serão 38km em Tarazona, já no centro-norte do país, na comunidade autônoma de Aragão. Em seguida serão duas etapas planas antes de mais 3 dias duríssimos nas montanhas, incluindo o ponto mais alto da Vuelta, a Port d’ Envalira, a 2400 metros.

As esperanças espanholas de Valverde e Rodriguez parecem estar sentindo o peso do Tour, sem arriscar ataques mais fortes. Nibali também aparenta estar muito cauteloso, sem arriscar muito. Basso segue quieto, comendo pelas beiradas. Será que o vovô Horner resistirá na liderança? Será que Roche e Moreno sustentam a boa forma das etapas anteriores? Pinot está conseguindo escalar como no Tour de 2012, mas será que sobreviverá às descidas das etapas seguintes?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s