Tour de France – 5ª etapa – Cagnes-sur-mer – Marseille

Mais um dia, mais uma etapa do Tour. Hoje foram 228,5km entre Cagnes-sur-mer e Marselha, seguindo para o leste ao longo do sul da França na segunda etapa mais longa dessa edição. Cagnes-sur-mer é a maior comuna do subúrbio de Nice e seu residente mais famoso foi o pintor Pierre-Auguste Renoir, que passou seus últimos dias numa fazenda. Se Nice é a capital turística no sul, Marselha é a maior cidade e capital econômica da região.

Apesar de parecer montanhoso como as etapas anteriores, as montanhas no final são mais leves do que parecem. Vários tipos de atletas podem se dar bem. Uma fuga tradicional pode se dar bem, mas a Orica pode querer defender a camisa do líder. A montanha não categorizada Col de la Gineste, apesar de pouco inclinada, pode ser usada por algum puncheur mais motivado para surpreender o pelotão, que pode responder e terminar com um sprint final clássico. A descida é mais inclinada que a subida, então deve ser um final muito rápido.

Perfil da 5ª etapa.

Antes da etapa, em entrevista ao jornal francês L’Équipe, Jérôme Pineau (Omega) disse que Mark Cavendish ainda estava tomando antibióticos devido a uma bronquite desde o começo do Tour na Córsega. Nacer Bouhanni é outro com problemas de saúde. Segundo sua equipe, FDJ.fr, alguma espécie de infeccão estomacal. Após o final da etapa de contra-relógio por equipes, houve uma confusão relacionada ao tempo total que Ted King (Cannondale) levou para completar, que segundo a marcação oficial estava mais de 25% acima do tempo do líder, fato contestado por Ted e seu computador. Apesar da comoção do #LetTedRide, Ted não foi autorizado a continuar na prova.

Com apenas 2km percorridos a fuga se formou com 6 ciclistas: Yukiya Arashiro (Europcar), Kevin Reza (Europcar), Romain Sicard (Euskaltel), Thomas De Gendt (Vacansoleil), Anthony Delaplace (Sojasun)  and Alexey Lutsenko (Astana). Desses, o mais próximo de Simon Gerrans (Orica) na classificação geral era o japonês Arashiro, com 3:42.

Na primeira montanha, Côte de Châteauneuf-Grasse, categoria 3 (1,4km, 8,4%), De Gendt conseguiu os pontos à frente de Delaplace. Quando o pelotão passou por essa montanha, a fuga tinha 12 minutos de vantagem. De Gendt originalmente iria disputar a classificação geral, mas problemas nas primeiras etapas o deixaram 24 minutos atrás dos líderes e deve lutar pela Maillot a Pois de montanhista.

Segunda montanha do dia, Col de l’Ange foi conquistada novamente por De Gendt, que também conseguiu os 20 pontos do sprint intermediário. No pelotão, Greipel novamente foi o primeiro, seguido por Sagan, Kristoff e Cavendish.

Com 55km para o final, a fuga tinha uma vantagem de 6:45 e começava a parte mais ondulada da etapa. De Gendt, Arashiro e Lutsenko continuaram pressionando, sendo alcançados por Reza e deixando Sicard e Delaplace para trás. Com 45km a diferença continuava em 6:00 e parecia que a fuga teria boas chances de se sustentar. Mas bastou o pelotão acordar para tirar 1 minuto em apenas 5km.

Na última montanha categorizada do dia, Côte des Bastides, a 30km do final, os quatro ciclistas da fuga tinham 3:22 de vantagem para o pelotão. Sem disputa, De Gendt conquistou novamente o único ponto disponível. Na frente do pelotão, Lotto, Orica e Omega se revezavam na perseguição à fuga.

Por volta dos 20km para o final, várias rotatórias e canteiros no centro da estrada dificultavam muito a vida do pelotão no caminho para a montanha não categorizada de Col de la Gineste, às vezes parecendo até um labirinto. A fuga continuava trabalhando bem, mantendo a distância a 2:16, apesar do cansaço. Com a estrada subindo novamente, alguns ciclistas foram desgarrados do pelotão por causa do esforço para alcançar a fuga.

Com 17km para o final, um tombo no meio do pelotão levou vários ciclistas ao chão. Entre os atletas que perderam contato com o pelotão estava Pierre Rolland, líder da Europcar, e Marcel Kittel (Argos), um dos principais sprinters e vencedor da 1ª etapa. Froome e Contador, bem colocados à frente do pelotão, escaparam ilesos. No topo da montanha, a vantagem caiu para menos de 20 segundos.

Logo no início da descida, Chavanel (Omega), sempre ele, aumenta muito o ritmo do pelotão. Lutsenko ataca, sendo seguido por Reza enquanto Arashiro e De Gendt ficam para trás e aos 8,6km são alcançados pelo pelotão liderado pela Omega. Com 5km, Reza é alcançado, com Lutsenko aguentando ainda mais um quilômetro.

Com 3km para o final, os trens foram tomando forma para um sprint final, com a Omega bem organizada à esquerda e Vacansoleil à dierita, Lotto e Argos pelo meio. Greipel e Cavendish disputando espaço pela esquerda e Sagan na roda de Greipel, mas ficando perdido por alguns instantes antes da última curva, a 500m do final. No sprint final, o trem da Lotto misturou com o da Omega e Greipel teve que lançar seu sprint um pouco mais cedo que Cavendish, que, embalado por Steegmans (Omega), pôde guardar um pouco mais de energia para mais perto da linha. Greipel foi para trás de Cavendish, e disputou o vácuo do britânico com Edvald Boasson Hagen (Sky), que estava melhor colocado. No final, Cavendish conseguiu a vitória à frente de Boasson Hagen, seguido por Sagan e Greipel. É a 24ª vitória de Cavendish no Tour de France.

Um acidente próximo à chegada bloqueou a passagem do pelotão, mas como aconteceu dentro da marca dos 3 quilômetros, todos os ciclistas ganharam o mesmo tempo do grupo em que estavam.

Tweets do dia:

Classificação da etapa:

  1. Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team    5:31:51
  2. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
  3. Peter Sagan (Svk) Cannondale
  4. André Greipel (Ger) Lotto Belisol
  5. Roberto Ferrari (Ita) Lampre-Merida
  6. Alexander Kristoff (Nor) Team Katusha
  7. Juan Jose Lobato Del Valle (Spa) Euskaltel Euskadi
  8. Ramunas Navardauskas (Lit) Garmin-Sharp
  9. Cyril Lemoine (Fra) Sojasun
  10. Jose Joaquin Rojas Gil (Spa) Movistar Team

Classificação geral:

  1. Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge    18:19:15
  2. Daryl Impey (RSA) Orica-GreenEdge    00:00:00
  3. Michael Albasini (Swi) Orica-GreenEdge
  4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step    0:00:01
  5. Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quick Step
  6. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling    0:00:03
  7. Christopher Froome (GBr) Sky Procycling
  8. Richie Porte (Aus) Sky Procycling
  9. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    0:00:09
  10. Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff

Classificação por pontos:

  1. Peter Sagan (Svk) Cannondale    111pts
  2. Mark Cavendish (GBr) Omega Pharma – QuickStep   76
  3. Alexander Kristoff (Nor) Katusha    76
  4. André Greipel (Ger) Lotto Belisol    65
  5. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky    58
  6. Marcel Kittel (Ger) Argos Shimano    54
  7. Juan Jose Rojas Gil (Spa) Movistar    53
  8. Danny Van Poppel (Ned) Vacansoleil    43
  9. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma – QuickStep    41
  10. Lars Boom (Ned) Belkin    40

Classificação de montanhas:

  1. Pierre Rolland (Fra) Team Europcar    10pts
  2. Simon Clarke (Aus) Orica-GreenEdge    5
  3. Blel Kadri (Fra) AG2R La Mondiale    5
  4. Thomas De Gendt (Bel) Vacansoleil    5
  5. Mikel Nieve Ituralde (Spa) Euskaltel-Euskadi    3
  6. Cyril Gautier (Fra) Team Europcar    2
  7. Lars Boom (Ned) Belkin Pro Cycling Team    2
  8. Lars Petter Nordhaug (Nor) Belkin Pro Cycling Team    2
  9. Brice Feillu (Fra) Sojasun    2
  10. Alexis Vuillermoz (Fra) Sojasun    2

Classificação dos jovens:

  1. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-QuickStep 18:19:16
  2. Andrew Talansky (USA) Garmin Sharp    00:00:16
  3. Nairo Quintana (Col) Movistar    00:00:19
  4. Tejay Van Garderen (USA) BMC    00:00:25
  5. Peter Sagan (Svk) Cannondale    00:00:33

Classificação por equipes:

  1. Orica-GreenEdge    54:05:53
  2. Sky Procycling    00:00:03
  3. Saxo-Tinkoff    00:00:09
  4. Garmin Sharp    00:00:17
  5. Movistar    00:0020

Ciclista mais combativo: Thomas de Gendt (Bel) Vacansoleil-DCM

Amanhã, a quinta etapa percorrerá 176km entre Aix-en-Provence e Montpellier. Apesar de bastante plana, ventos fortes do litoral podem surpreender e dividir o pelotão.

Perfil da 6ª etapa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s