Tour de France – 4ª Etapa – Nice – Contra-relógio por equipes

Para agitar um pouco a classificação geral, um contra-relógio por equipes na bela cidade de Nice, banhada pelo mar Mediterrâneo na Riviera Francesa. Nice também é o ponto de chegada da tradicional Paris-Nice, que ocorre no início de Março e é a primeira corrida de estágios no calendário da UCI World Tour na Europa, ocorrendo quase em paralelo com a Tirreno-Adriático na Itália. A curta distância até Mônaco significa que alguns ciclistas correrão perto de casa.

Não que isso signifique algum descanso, uma vez que apesar de curtas, as etapas de contra-relógio exigem muito dos ciclistas, que devem dar o máximo de si ao invés de descansar vários quilômetros no vácuo do pelotão. Num contra-relógio por equipes, os ciclistas usam o vácuo quando não estão na frente mas devem prestar muita atenção para trabalhar em conjunto e maximizar a performance da equipe, minimizando o tempo que é calculado com base no 5º atleta a passar pela linha de chegada. Ou seja, não adianta ter três ótimos contra-relogistas e a equipe se desmanchar antes do final. Por isso também próximo do final alguns ciclistas realizam um esforço extra se sacrificando para levar os 5 finalistas o mais rápido possível para a chegada.

Equipe Liquigas no contra-relógio por equipes no Tour da Romandia em 2009.

A etapa de hoje começa percorrendo a costa de Nice, entrando para o vale do rio Var na metade e voltando para a Promenade des Anglais. Relativamente simples com apenas 9 curvas, o que deve contar é justamente como administrar as diferentes capacidades dos ciclistas, mas o início possui curvas fechadas, exigindo boa técnica. Na etapa por equipes em 2011, ganha pela Garmin, o percurso era parecido, com 23km e poucas curvas, e as cinco melhores equipes ficaram separadas por apenas 5 segundos.

Perfil da 4ª etapa.

Mapa da 4ª etapa.

A primeira equipe a partir foi a Argos-Shimano, que marcou 14:14 na passagem intermediária, logo batida pela Omega Pharma-QuickStep com 56 segundos de vantagem. Ted King, da Cannondale, logo ficou para trás, ainda se recuperando da queda na Córsega. Como primeira a largar, a Argos-Shimano também abriu a classificação final com 27:43. Mas pouco depois a Omega Pharma-QuickStep destruiu o tempo com 25:57. Na passagem intermediária, a FDJ.fr, do brasileiro Murilo Fischer, e 6ª a largar, passou a 22 segundos da Omega, com o provisório 4º melhor tempo. Terceira a largar, a Lotto-Belisol conseguiu terminar relativamente próxima à Omega com 16 segundos.

Uma das favoritas para aprova e 8ª a largar, a Garmin-Sharp passou a apenas 4 segundos da líder Omega na marca intermediária. Ryder Hesjedal, vencedor do Giro de 2012, se esforçava muito na frente do grupo para tentar dar a camisa amarela ao veterano David Millar. A FDJ.fr completou a prova 41segundos atrás da Omega, minimizando as perdas do seu líder Thibault Pinot na classificação geral. Enquanto isso, os outros favoritos da Sky passaram apenas a 5 segundos da Omega na metade do circuito.

Comprovando a forte 2ª parcial da Omega, a Garmin completou o circuito em 3º com praticamente o mesmo tempo da Lotto, 16 segundos atrás. Apesar disso, a Sky chegava muito forte, ficando a apenas 2 segundos da Omega. Dentre as favoritas, restavam Movistar, Orica-GreenEdge e BMC.  O segundo tempo da Garmin na passagem intermediária foi batido de forma surpreendente pela Saxo-Tinkoff, de Alberto Contador.

A Movistar, que parecia uma das favoritas com fortes contra-relogistas, terminou 18 segundos atrás da Omega, ficando provisoriamente em 5º lugar. Contador deve ter terminado razoavelmente feliz a etapa, tendo perdido apenas 6 segundos para Froome e ficando por enquanto com o 3º lugar, 8 segundos atrás da Omega. A australiana Orica-GreenEdge marcou apenas 3 segundos de desvantagem na passagem intermediária. Embaladas pela vitória de Simon Gerrans ontem, a Orica não tem ciclistas disputando a classificação geral e, junto com a habilidade em fazer ótimos trens de sprint, o entrosamento do time bateu o tempo da Omega com menos de 1 segundo (0,75) de vantagem e apenas 5 ciclistas, colocando Simon Gerrans como virtual Maillot Jaune.

A RadioShack, do líder Jan Bakelants foi a última a largar. Bakelants e Andy Schleck devem ter passado a etapa inteira lamentando a ausência do companheiro Fabian “Spartacus” Cancellara, um dos melhores contra-relogistas do mundo, entre os escolhidos pela RadioShack para o Tour. Após o melhor tempo da Orica, a BMC, outra favorita, passava pela marca intermediária 8 segundos atrás do tempo da Omega, que ainda tinha a melhor marca intermediária. Porém Evans & cia. perderam muito tempo na segunda parte, ficando a 26 segundos da Orica.  Pouco depois, festa na Orica, com a RadioShack chegando a 29 segundos do seu tempo. Segundo pódio da Orica em dois dias. Festa para os cangurus.

Classificação da etapa:

  1. Orica-GreenEdge   25:56
  2. Omega Pharma-Quick Step   00:01
  3. Sky    00:03
  4. Saxo-Tinkoff    00:09
  5. Lotto Belisol    00:17
  6. Garmin-Sharp    00:17
  7. Movistar    00:19
  8. Katusha    0:28
  9. Cannondale    00:34
  10. Belkin    00:37

Classificação geral:

  1. Simon Gerrans (Aus) Orica-GreenEdge    12:47:24
  2. Daryl Impey (RSA) Orica-GreenEdge    00:00:00
  3. Michael Albasini (Swi) Orica-GreenEdge    00:00:00
  4. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step    0:00:01
  5. Sylvain Chavanel (Fra) Omega Pharma-Quick Step    0:00:01
  6. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling    0:00:03
  7. Christopher Froome (GBr) Sky Procycling    0:00:03
  8. Richie Porte (Aus) Sky Procycling    0:00:03
  9. Nicolas Roche (Irl) Team Saxo-Tinkoff    0:00:09
  10. Roman Kreuziger (Cze) Team Saxo-Tinkoff    0:00:09

Tweets do dia:

Amanhã, mais uma etapa com várias montanhas relativamente pequenas, onde Peter Sagan deve tentar conseguir mais alguns pontos contra os outros sprinters antes de algumas etapas planas.

Perfil da 5ª etapa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s