Tour de France – 2ª Etapa – Bastia – Ajaccio

Depois do caos de ontem, hoje o pelotão começa a subir as montanhas da Córsega. Partindo de Bastia, local da chegada de ontem, os ciclistas teriam 156km até Ajaccio, capital da ilha e cidade natal de Napoleão Bonaparte. Entre os 60km e 100km, tivemos 3 montanhas categorizadas para os ciclistas subirem a partir da altitude inicial de apenas 5m em Bastia. Col de Bellagranajo (6,6km, 4,6%) e Col de la Serra (5.2km, 6,9%), categoria 3, que dá 2 pontos. E Col de Vizzavona (4.6km, 6.5%), categoria 2, valendo 5 pontos e atingindo 1.163 metros de altitude. Apesar de ser mais curta e leve que Col de la Serra, Col de Vizzavona recebeu um nível maior justamente por estar imediatamente após a anterior. A 11km do final, a curta mas inclinada (1km, 8,9%) Côte du Salario. O sprint intermediário foi bem próximo ao início, com apenas 33km percorridos.

Perfil da 2ª etapa.

Tony Martin continua no Tour, ainda que todo enrolado em bandagens, apesar da informação extra-oficial de que teria que abandonar o Tour devido a uma fratura na clavícula num dos acidentes no final da corrida de ontem. Todos os 198 ciclistas continuaram na corrida.

Logo após o início da corrida, Chris Froome caiu *novamente* na zona neutralizada no início. Essa zona percorre alguns quilometros até sair da cidade de inicio da etapa onde o pelotão segue sem ataques. No final da zona, o diretor de prova agita a bandeira e a corrida de verdade começa.

Desde o fim da zona neutralizada várias ciclistas tentaram formar fugas, com David Veilleux (Europcar), Blel Kadri (AG2R), Ruben Perez (Euskatel) e Lars Boom (Belkin, de novo?) conseguindo se desgarrar do pelotão e Julien Simon (Sojasun) numa fuga intermediária ficando isolado entre a fuga principal e o pelotão por alguns quilômetros.

Ao chegar no sprint intermediário, a fuga não disputou os pontos e Lars Boom foi o primeiro a passar, ganhando mais 20 pontos após ter ganho a mesma quantidade na etapa passada. No pelotão, Greipel fica com o 5º lugar, seguido por Sagan, Cavendish e Danny Van Poppel.

Na primeira montanha, a fuga disputou num sprint e novamente Boom foi o primeiro, seguido por Perez. Nesse ponto o pelotão já tinha menos de um minuto e diminuindo na descida, numa fuga que havia chegado a mais de 3 minutos.

Durante a segunda montanha, Kadri e Veilleux escaparam de Boom e Perez. Pouco tempo depois, uma careta ataca do pelotão na figura de Thomas Voeckler (Europcar). Ao mesmo tempo, a camisa amarela de Marcel Kittel foi ficando para trás. Uma vez que ele é um sprinter tradicional, grande e pesado, já era previsto que seria muito difícil para ele manter a camisa ao fim desse estágio, preferindo guardar forças para as etapas de sprint seguintes e disputar a Maillot Vert de pontos. Enquanto a fuga ia sendo absorvida, Kadri conseguiu escapar e conquistou os pontos de montanha. Ao cruzar o topo da segunda montanha, Kittel já perdia quase 3 minutos para o pelotão principal, que perseguia um solitário Kadri.

Encarando a terceira montanha em sequencia, Kadri teve problemas com a corrente, mas conseguiu se manter à frente do pelotão, sendo alcançado por Pierre Rolland (Europcar) e Brice Feillu (Sojasun). Rolland se distancia mais e consegue os 5 pontos de montanha. Durante a longa descida, os três, Rolland, Kadri e Feillu, são alcançados pelo pelotão liderado por BMC, Cannondale e Sky, que continuam mantendo possíveis fugas novas sob controle pedalando num ritmo forte.

Chegando à última montanha categorizada, o pelotão acelerou mais ainda, com os ciclistas disputando espaço como se fosse um sprint final e um trem da Sky se formando para tentar manter sob controle. Um ataque de Flecha (Vacansoleil) junto com Gaultier (Europcar) logo no início da subida deixou os ciclistas da GC para trás se entreolhando para marcar novos ataques. Durante a subida, Froome (Sky), Evans (BMC) e outros GC estavam na frente do pelotão liderado por Porte (Sky), principal companheiro de Froome. Gaultier consegue se descolar de Flecha, que foi alcançado, e ganha os pontos de montanha. Perto da subida, Froome ataca sozinho, forçando uma resposta de Evans e dos outros líderes.

Apesar de ganhar uma pequena distância, na descida Froome foi logo alcançado. Enquanto isso Gaultier ia forçando para se manter vivo na fuga com menos de 10 segundos de vantagem, e ainda tendo que lutar contra um forte vento contrário. Vários pequenos ataques se formaram até que Gaultier foi alcançado com 7km restantes. Um ataque mais incidente se formou com 7 ciclistas: Jakob Fulgsang (Astana), Sylvain Chavanel (Omega), Juan Antonio Flecha (Vacansoleil) e Gorka Izaguirre (Euskatel) e dois ciclistas da RadioShack. Diferente dos ataques anteriores, essa fuga trabalhou bem em conjunto e conseguiu manter uma distância razoável do pelotão, liderado pela Cannondale, que  tentava perseguir a fuga para colocar Peter Sagan numa boa posição para  o sprint final.

A 3km do final, a fuga tinha 10 segundos de vantagem e a Garmin assumiu a ponta do pelotão, ambos a 50km/h. Com 2km, a pista começa a subir levemente e logo fuga começa a desorganizar, ficando a 7 segundos com 1.4km restantes. Markel Irizar Jan Bakelants (RadioShack) ganha uma pequena vantagem quando seus companheiros de fuga são alcançados e o sprint final parece começar no pelotão, ainda que de forma desorganizada. O pelotão ganha terreno ferozmente mas Irizar Bakelants consegue a vitória com 1’s de vantagem, o suficiente para ser o novo líder na classificação geral. Durante a transmissão, várias pessoas no twitter e na TV falavam em Markel Irizar como sendo o atleta da RadioShack que havia escapado, quando na verdade era Jan Bakelants.

Ajaccio

Alguns tweets do dia:

Resultado da etapa:

  1. Jan Bakelants (Bel) RadioShack Leopard    3:42:11
  2. Peter Sagan (Svk) Cannondale Pro Cycling    0:00:01
  3. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma-Quick Step
  4. Davide Cimolai (Ita) Lampre-Merida
  5. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling
  6. Julien Simon (Fra) Sojasun
  7. Francesco Gavazzi (Ita) Astana Pro Team
  8. Daryl Impey (RSA) Orica-GreenEdge

Classificação geral:

  1. Jan Bakelants (Bel) RadioShack Leopard    8:40:03
  2. David Millar (GBr) Garmin-Sharp     00:00:01
  3. Julien Simon (Fra) Sojasun     00:00:01
  4. Daryl Impey (RSA) Orica GreenEdge     00:00:01
  5. Edvald Boasson Hagen (Nor) Sky Procycling     00:00:01
  6. Simon Gerrans (Aus) Orica GreenEdge     00:00:01
  7. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega Pharma – Quick-Step Cycling Team     00:00:01
  8. Sergey Lagutin (Uzb) Vacansoleil-DCM Pro Cycling Team     00:00:01
  9. Christophe Riblon (Fra) AG2R La Mondiale     00:00:01
  10. Cadel Evans (Aus) BMC Racing Team     00:00:01

Classificação por pontos:

  1. Marcel Kittel (Ger) Argos-Shimano 47pts
  2. Peter Sagan (Svk) Cannondale 43pts
  3. Alexander Kristoff (Nor) Katusha 41pts
  4. Lars Boom (Ned) Belkin 40pts
  5. Danny Van Poppel (Ned) Vacansoleil 39pts
  6. Jan Bakelants (Bel) RadioShack Leopard 30pts
  7. David Millar (GBr) Garmin-Sharp 30pts
  8. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega 22pts
  9. Matteo Trentin (Ita) Omega 22pts
  10. Julien Simon (Fra) Sojasun 21pts

Classificação de montanhas:

  1. Pierre Rolland (Fra) Europcar 5pts
  2. Blel Kadri (Fra) AG2R-Mondiale 5pts
  3. Cyril Gaultier (Fra) Europcar 2pts
  4. Lars Boom (Ned) Belkin 2pts
  5. Brice Feillu (Fra) Sojasun 2pts

Classificação dos jovens:

  1. Michal Kwiatkowski (Pol) Omega 8:40:04
  2. Romain Bardet (Fra) AG2R-Mondiale 00:00
  3. Nairo Quintana (Col) Movistar 00:00

Ciclista mais combativo: Blel Kadri (Fra) AG2R-Mondiale

Resultados completos no CyclingNews: http://www.cyclingnews.com/tour-de-france/stage-2/results

Amanhã, mais uma etapa de montanhas médias na Córsega, com 145,5km entre Ajaccio e Calvi. Destaque para a montanha categoria 2 Col de Marsolino, que sobe de 29m a 443m terminando 12km antes da chegada.

Perfil da 3ª etapa.

Até lá!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s