A estrada menos viajada

Um dos blogs sobre bicicletas que sigo é o Off The Beaten Path, que tem um sentido parecido com “a estrada menos viajada” em português. Jan Heine, editor da revista Bicycle Quartely, escreve principalmente sobre temas relacionados ao Randonneuring, modalidade também conhecida como Audax aqui no Brasil. Além do Audax, ele também escreve sobre projetos da Compass Bicycles, empresa irmã da Bicycle Quartely focada em componentes de alta qualidade, mas bem diferente de Trek, Specialized, Pinarello e outras gigantes.

Apesar de soar elitista ou algo complicado e distante, o Audax é uma modalidade de ciclismo bem próxima do uso comum de bicicletas. Nos eventos Audax, chamados de brevet, o participante tem um tempo limite para cumprir uma determinada distância passando por pontos de controle durante o percurso. Por exemplo, para 200km o tempo limite costuma ser 13:30, podendo ser completada com uma média de pouco menos de 15km/h. Não é uma corrida contra os outros participantes. O que importa é terminar dentro do tempo. Nos dois formatos principais, os participantes podem seguir num grupo ou sozinhos.

Como são provas em que o conforto e durabilidade do conjunto são muito importantes, pelo menos em comparação com provas de mountain bike e estrada, as bicicletas utilizadas no Audax podem ser utilizadas durante o dia a dia ou mesmo viagens de cicloturismo. Neste post, Jan dá sugestões de melhorias que podem ser feitas na sua bicicleta para participar de vários brevets, desde 100km até, acredite, 1200km, cujo tempo limite varia entre 90 e 80 horas. Para uma bicicleta nova, ele sugere esperar de dois a três anos ou pelo menos ganhar experiência suficiente para descobrir o que você gostaria ou não de ter nela. Ou mesmo para você descobrir se vale a pena investir ou não.

Antes de terminar, no forum do Pedal.com.br, Marco Leal descreve um Audax informal que ele fez entre Recife e Natal (300km) no final de 2012. Uma idéia maluca que surgiu: Um Audax de 200km entre Recife e Taquaritinga do Norte?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s